Como limpar Persianas: Passo a passo completo!

Postado em
Por

Veja nesse artigo as formas de como limpar persianas da melhor forma!

Se você possui persianas em sua casa ou escritório, sabe o quão importantes elas são para criar um ambiente aconchegante e funcional. No entanto, com o tempo, essas peças essenciais podem acumular poeira e sujeira, afetando sua aparência e até mesmo a qualidade do ar em seus espaços. É por isso que a limpeza regular das persianas é fundamental para manter suas janelas impecáveis e garantir uma atmosfera saudável em sua casa.

Neste artigo, vamos explorar técnicas eficientes de limpeza para diferentes tipos de persianas, desde as clássicas de madeira até as modernas de tecido. Você descobrirá dicas valiosas e truques para remover a sujeira teimosa e restaurar o brilho das suas persianas de maneira fácil e rápida. Prepare-se para dar um novo frescor às suas janelas enquanto aprendemos juntos a realizar uma limpeza eficiente de persianas. Vamos começar!

Como limpar Persianas
Como limpar Persianas. Reprodução: Pixabay

Como limpar persianas

Veja a seguir um guia passo a passo sobre como limpar persianas de maneira eficaz:

  1. Escolha as ferramentas certas:
    • Pano macio ou espanador de penas
    • Aspirador de pó com acessório de escova macia
    • Recipiente com água morna
    • Sabão neutro ou detergente suave
    • Pano limpo e seco
  2. Remova o acúmulo de poeira:
    • Comece passando um pano macio ou espanador de penas ao longo das lâminas da persiana para remover o excesso de poeira solta. Você pode fazer isso de cima para baixo ou de um lado para o outro, dependendo do tipo de persiana.
  3. Use o aspirador de pó:
    • Utilize o acessório de escova macia do aspirador de pó para aspirar as lâminas da persiana. Passe o aspirador de cima para baixo ou de um lado para o outro, certificando-se de cobrir todas as áreas.
  4. Limpeza com água e sabão:
    • Encha um recipiente com água morna e adicione algumas gotas de sabão neutro ou detergente suave. Misture bem para formar uma solução de limpeza suave.
    • Umedeça um pano limpo na solução de água e sabão e torça-o para remover o excesso de líquido. Certifique-se de que o pano esteja apenas úmido e não encharcado.
    • Limpe suavemente as lâminas da persiana, uma a uma, usando movimentos delicados e circulares. Se houver manchas persistentes, você pode esfregar suavemente a área afetada com o pano úmido e sabão.
  5. Enxágue e seque:
    • Após limpar as lâminas com a solução de água e sabão, enxágue o pano em água limpa e torça-o para remover qualquer resíduo de sabão.
    • Passe o pano úmido novamente nas lâminas para remover qualquer resíduo de sabão restante.
    • Por fim, use um pano limpo e seco para secar as lâminas, removendo qualquer umidade restante. Certifique-se de que as persianas estejam completamente secas antes de fechá-las novamente.

Dicas adicionais

Se suas persianas estiverem muito sujas ou manchadas, você pode considerar a utilização de produtos de limpeza específicos para persianas. Verifique as instruções do fabricante e teste o produto em uma área pequena e discreta antes de aplicá-lo em toda a persiana.

Limpando suas persianas regularmente e com cuidado, você pode manter sua aparência limpa e preservar sua durabilidade ao longo do tempo.

Como limpar persiana de madeira
Como limpar persiana de madeira

Como limpar persiana de PVC

Veja o passo a passo sobre como limpar persianas de PVC:

Ferramentas necessárias

  • Pano macio ou esponja não abrasiva
  • Água morna
  • Detergente suave ou sabão neutro
  • Pano limpo e seco

Remova o acúmulo de poeira

Use um pano macio ou uma esponja não abrasiva para remover o excesso de poeira das lâminas da persiana de PVC. Passe o pano ao longo das lâminas de cima para baixo ou de um lado para o outro, dependendo da orientação da persiana.

Limpeza com água e sabão

Encha um balde ou recipiente com água morna e adicione algumas gotas de detergente suave ou sabão neutro. Misture bem para criar uma solução de limpeza suave.

Mergulhe o pano ou a esponja na solução de água e sabão e torça-o para remover o excesso de líquido. Certifique-se de que o pano ou a esponja esteja apenas úmido e não encharcado.

Limpe as lâminas da persiana de PVC, uma a uma, usando movimentos suaves e circulares. Certifique-se de cobrir todas as áreas para remover a sujeira e as manchas.

Veja porque ter uma persiana de madeira!

Enxágue e seque

Enxágue o pano ou a esponja em água limpa para remover qualquer resíduo de sabão.

Passe novamente o pano ou a esponja úmida nas lâminas da persiana para remover qualquer resíduo de sabão restante.

Use um pano limpo e seco para secar completamente as lâminas, removendo qualquer umidade restante.

Como limpar persiana de tecido

Aqui está um guia passo a passo sobre como limpar persianas de tecido:

  1. Aspire as persianas: Use um aspirador de pó com um acessório de escova macia para remover o acúmulo de poeira das persianas de tecido. Passe o aspirador suavemente nas lâminas, trabalhando de cima para baixo ou de um lado para o outro.
  2. Remova manchas: Se houver manchas ou sujeira visível nas persianas de tecido, você pode tentar removê-las suavemente com um pano branco limpo e úmido. Molhe o pano em água fria e torça-o para remover o excesso de umidade. Em seguida, aplique uma pequena quantidade de detergente suave ou sabão neutro no pano e esfregue delicadamente a mancha até que ela desapareça. Evite esfregar com muita força para não danificar o tecido.
  3. Limpeza a seco: Se as persianas de tecido forem etiquetadas como adequadas para limpeza a seco, você pode considerar levá-las a um serviço profissional de limpeza a seco. Siga as instruções da etiqueta do fabricante para garantir que o processo seja adequado para o tecido específico das suas persianas.
  4. Evite molhar excessivamente: Evite molhar as persianas de tecido em excesso, pois isso pode danificar o tecido e causar encolhimento. Se você precisar remover manchas persistentes, teste primeiro em uma área discreta e pequena do tecido antes de aplicar a limpeza em toda a persiana.
  5. Deixe secar completamente: Após a limpeza, permita que as persianas de tecido sequem completamente antes de fechá-las novamente. Deixar as persianas úmidas ou molhadas por um longo período pode resultar em odores desagradáveis e até mesmo no crescimento de mofo.

Lembre-se de sempre verificar as instruções específicas do fabricante para limpeza e cuidados com as persianas de tecido, pois diferentes materiais podem exigir métodos de limpeza diferentes. Seguindo essas orientações, você poderá manter suas persianas de tecido limpas e em boas condições por mais tempo.

Como limpar persiana de tecido
Como limpar persiana de tecido

Dicas gerais de como limpar persianas

É muito importante manter sempre uma rotina de limpeza, pois, além de estar cuidando e mantendo o produto limpo, você evita o desenvolvimento de algumas bactérias que causam alergias, preservando a saúde dos que transitam no espaço onde a persiana foi instalada.

Não deixe o pó acumular

Quanto mais sujas as persianas, mais difícil será de limpar. Por isso, evite o acúmulo de sujeira. Se possível, uma vez por semana tire o pó com um espanador ou com um pano seco. O procedimento pode ser feito em todos os modelos de persiana, não só na horizontal.

Confira quais são os melhores tecidos para persianas!

Use o aspirador de pó

Em torno de 15 dias faça a limpeza com o aspirador de pó, usando o bocal com escova. Feche à persiana, aspire, e repita o processo virando as lâminas no outro sentido. Isso fará com que o pó não acumule nas lâminas.

Limpeza com água apenas em materiais que permitam isso

Persianas de alumínio e PVC permitem o uso de água. Assim, se você preferir, use uma esponja úmida para fazer a limpeza. Outro truque é usar uma meia na mão, como se fosse uma luva, e passar em todas as paletas, limpando ambos os lados ao mesmo tempo.

Cuidado com os produtos de limpeza

Na limpeza das persianas, evite produto com componentes abrasivos, como por exemplo, álcool e cloro. Prefira apenas água e sabão neutro ou receitas caseiras com ingredientes que você usa na cozinha, como o vinagre por exemplo. Basta criar uma solução de água e vinagre, e borrifar sobre a persiana.

O vinagre é desengordurante e desinfetante, por isso, é um excelente ingrediente na limpeza das persianas.

Quem procura maneiras mais fáceis para limpar as persianas, pode buscar auxílio no mercado de utilidades domésticas.

Nessas lojas é possível encontrar o limpador de persiana.

Como limpar Persianas?

E então, Gostou?

E aí, esse artigo te ajudou de alguma forma? Foi útil? Então, não deixe de visitar nosso blog Crisdan Persianas e ler mais dos nossos conteúdos. E visite nossa loja Crisdan Persianas!

Dúvidas Frequentes

Posso usar produtos químicos agressivos para limpar persianas de tecido?

É recomendado evitar o uso de produtos químicos agressivos, pois eles podem danificar o tecido. Opte por métodos suaves, como aspiração e limpeza com pano úmido.

Existe alguma técnica especial de como limpar persianas de madeira?

Use um espanador ou pano macio para remover o pó das lâminas de madeira.
Para limpeza mais profunda, umedeça um pano macio com água e sabão neutro e limpe suavemente as lâminas. Seque-as imediatamente para evitar danos à madeira.

Como limpar persianas de PVC?

Remova o acúmulo de poeira com um pano macio ou aspirador de pó com acessório de escova macia. Limpe as lâminas com uma solução de água morna e sabão neutro, usando um pano úmido. Enxágue com água limpa e seque com um pano limpo e seco.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *